Domingo, 24 de Outubro de 2021

Naviraíprev obtém Certificado no sistema Pró-Gestão Nível II


Previdência Social de Naviraí é o primeiro RPPS de Mato Grosso do Sul a conseguir a Certificação
Moisés Bento S. Jr, Presidente do Na viraíPrev. Foto: Divulgação

A Previdência Social dos Servidores Púbicos do Município de Naviraí-MS (Naviraiprev) é o primeiro Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Mato Grosso do Sul a obter a certificação no sistema Pró-Gestão em nível II. Em 2019, conquistou o nível I e, após auditoria, foi constatado que o RPPS cumpre todos os requisitos e prerrogativas para elevação de nível.

Trata-se de Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Portaria MPS nº 185/2015, alterada pela Portaria MF nº 577/2017). Esse programa foi estruturado e desenvolvido tendo como principal objetivo a boa gestão dos regimes próprios.

A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência. A certificação serve para declarar explicitamente que determinada situação é verdadeira e deve ser formal, feita segundo procedimentos padronizados e documentados, devendo ser reavaliada e renovada periodicamente.

O processo de certificação proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona. Internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização. O gestor consegue ter uma visão abrangente dos processos e de como eles contribuem para os resultados pretendidos.

“A Naviraiprev saiu na frente mais uma vez e elevou seu nível nesse programa. Passamos por um longo processo de auditoria para análise dos procedimentos em nossa previdência. Promovemos melhorias e ajustes e, por fim, conquistamos a certificação”, destaca o diretor-presidente Moisés Bento da Silva Júnior.


Fonte: Assessoria de Comunicação