A suinocultura sul-mato-grossense está prestes a receber a sua primeira unidade de produção de sêmen. O empreendimento, com investimento de R$ 50 milhões, está sendo construído a 30 km de Campo Grande, na rodovia MS-040, e será inaugurado em novembro.
O projeto está sendo desenvolvido pela Agroceres PIC e terá capacidade de atender 120 mil matrizes suínas por ano. A atualização do empreendimento foi feita pelo diretor-superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Furtado da Rosa e o gerente de produção Nevton Hector Brun, durante visita ao estande do Governo do Estado, na SIAVS2024 (Salão Internacional de Proteína Animal), realizado na semana passada em São Paulo.
Na ocasião, os empresários foram recebidos pelo secretário Jaime Verruck, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta e o gestor de suinocultura Rômulo Gouveia.
De acordo com o'diretor da Agroceres PIC, Alexandre Furtado, com a expansão da suinocultura sul-mato-grossense em novos projetos e iniciativas do Governo, a empresa achou que era o momento de construir uma central de inseminação artificial para fornecer sêmen ao invés de reprodutores dentro de MS, para atender o Estado e o vizinho Mato Grosso.
"O projeto começou grande com 850 reprodutores, podendo até crescer no futuro, dependendo da adesão. Achamos uma área na 040 a 30 km de Campo Grande para instalar a central. A obra está em construção e deve ser inaugurada na última semana de novembro. Aí entramos com os reprodutores em dezembro e a partir de fevereiro começamos a produção de sêmen com a capacidade acima de um milhão de doses por ano", salientou.
Assessoria