As chuvas devem continuar intensas em Mato Grosso do Sul durante a semana. Além disso, uma frente fria chega e derruba as temperaturas, com mínima de 13°C, segundo previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
Conforme o Cemtec, ainda nesta segunda-feira (28), a formação de um ciclone extratropical, reforça as chuvas no Mato Grosso do Sul. A partir de amanhã, terça-feira (29), as temperaturas devem registrar as maiores quedas, com o avanço da frente fria.
Com relação as chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem dois alertas vigentes para o Estado, sendo um de perigo potencial e um de perigo, ambos para chuvas intensas.
Segundo o Instituto, há possibilidade de chuvas entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 e100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Essa situação meteorológica ocorre devido à combinação de diversos fatores, como o intenso transporte de umidade, à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e no Paraguai, um
cavado em médios níveis da atmosfera e a formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria na altura do litoral da região Sul do Brasil.
Em Naviraí, no entanto, não há previsão de chuva a partir desta Segunda-feira. O tempo será de sol, entre nuvens ao longo da semana. As mínimas seguirão entre 13°C e 18°C e as máximas não passarão dos 26°C, durante a semana.
Soares Filho (Redação)