Domingo, 28 de Junho de 2026   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Conta de luz seguirá com bandeira amarela durante o mês de julho


Consumidores continuarão pagando acréscimo na tarifa devido ao período de estiagem no país
Foto: Ilustrativa Por: Soares Filho | 28/06/2026 11:48

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária permanecerá amarela durante o mês de julho. Com isso, as contas de luz continuarão com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira ocorre por causa do período de seca, que reduz o nível dos reservatórios das hidrelétricas e aumenta a necessidade de uso das usinas termelétricas, cuja geração de energia é mais cara.

"A manutenção da bandeira amarela reflete condições menos favoráveis de geração de energia, típicas do período seco, quando há necessidade de acionamento de usinas termelétricas", informou a agência.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica mensalmente o custo da geração de energia no país. As cores sinalizam se haverá ou não cobrança adicional nas contas de consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Na bandeira verde não há cobrança extra. Já na amarela, o acréscimo é de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. Na bandeira vermelha, o adicional sobe para R$ 4,46 no Patamar 1 e R$ 7,87 no Patamar 2 para o mesmo consumo.

Todos os meses, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reavalia as condições de geração de energia e define a bandeira tarifária conforme os custos previstos para atender à demanda do país.

Soares Filho (Redação)



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS