Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Domingo, 14 de Agosto de 2022

Notícias/Geral

27 de Março - Dia Nacional do Graffiti

Graffiti é uma palavra de origem italiana que significa “escrita feita com carvão”

27 de Março - Dia Nacional do Graffiti
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Hoje comemoramos o Dia Nacional do Graffiti, você sabia? Sabe também o que é Graffiti? Podemos dizer que Graffiti é uma forma de expressão urbana que consiste basicamente na inscrição de desenhos ou nomes em paredes, e que hoje está ganhando seu merecido valor artístico, conquistando até mesmo exposições e galerias de arte. Mas nem sempre as coisas foram assim. Apesar de ser uma manifestação que acompanha o homem desde a antiguidade, até pouco tempo atrás grafitar era considerado um ato de vandalismo, muito confundido com a pichação.

Hoje o Graffiti vem conquistando o lugar que merece nas ruas, sendo reconhecido como uma moderna modalidade de Arte Visual, que inclusive vem ganhando o apoio de autoridades no Brasil e no mundo que incentivam o uso do Graffiti como iniciativa para embelezar nossa paisagem urbana. Por isso, todo dia 27 de março, comemoramos o Dia Nacional do Graffiti, data escolhida em homenagem à Alex Vallaury, artista plátisco, cenógrafo e grafiteiro, que inspirou diversos artistas e ajudou a tornar o Graffiti uma arte mais respeitada em nosso país! Para quem não sabe, Graffiti é uma palavra de origem italiana que significa “escrita feita com carvão”.

Ela vem desde o tempo do Antigo Império Romano, quando já se costumava grafitar nas paredes de antigas construções sempre que alguém queria manifestar algum protesto, dar ordens, comunicar leis, ou até mesmo anunciar profecias.

Mais recentemente, no Século XX, mais precisamente em Nova York nos anos 60, alguns jovens do bairro pobre do Bronx, começaram a grafitar muros, vagões de trem e fachadas de edifícios usando tinta em Spray e formando o que hoje a gente conhece como cultura Hip-Hop. Vinda dos guetos, a cultura Hip-Hop é formada pelas Artes e desenhos do Graffiti , junto com a música falada do Rap, e da famosa dança robótica do Break.

 
FONTE/CRÉDITOS: O Progresso
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!