Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Terça-feira, 05 de Julho de 2022

Notícias/Mato Grosso do Sul

Ações de Governo contribuem para liderança de MS no PIB

Projeção da MB Associados aponta para 2022 crescimento de 1,4% do PIB de Mato Grosso do Sul. Já nas previsões do Banco Central, taxa pode chegar a 1,6%.

Ações de Governo contribuem para liderança de MS no PIB
Chico Ribeiro
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Projeções da consultoria MB Associados indicam que o PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul deve liderar o crescimento entre os estados com agronegócio forte. De acordo com levantamento divulgado no fim de semana pela Folha de S. Paulo, com o avanço dos preços das commodities, parte dos estados produtores deve se beneficiar com a alta nos preços desses produtos ao longo da pandemia. No acumulado de 2020 a 2022, Mato Grosso do Sul tem projeção de crescimento de 4,9%, seguido por Tocantins, com 4,7%, e Goiás, 4,5%.

O governador Reinaldo Azambuja disse que a projeção do PIB mostra a força da economia do Estado, resultado do desempenho das atividades econômicas e da solidez fiscal. 

Para o governador, reformas administrativa, previdenciária e fiscal implementadas ao longo dos últimos sete anos tornaram Mato Grosso do Sul um Estado equilibrado financeiramente, capaz de cumprir obrigações básicas, como o pagamento de salários do funcionalismo e ainda fazer investimentos. Reinaldo Azambuja lembra que os bons indicadores sociais, como os índices de emprego, são reflexo do crescimento econômico, da resposta do setor produtivo, da crescente taxa de abertura de novos empreendimentos. 

Para 2022, a estimativa da MB Associados de crescimento do PIB de MS é de 1,4%. No mês passado, o Boletim Focus, editado pelo Banco Central com base em levantamentos da Tendência Consultoria, já havia sinalizado avanço do PIB regional, atribuindo a MS uma previsão de crescimento de 1,6%. De acordo com a Consultoria do BC, o Pará deve crescer 3,1%, Mato Grosso e Rondônia devem crescer 1,8% e Mato Grosso do Sul tem previsão de crescimento de 1,6%. No ano passado o PIB de MS registrou crescimento de 3,1%, depois de amargar retração de -1,6% em 2020.

FONTE/CRÉDITOS: Edmir Conceição, Subcom
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!