Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Notícias/Policial

DOF “fecha” fronteira para o crime e se aparelha para ser uma das unidades policiais mais equipadas do País

Departamento de Operações de Fronteira foi criado há 35 anos e hoje protege uma faixa de fronteira com 32 municípios e 1 milhão e 38 mil habitantes.

DOF “fecha” fronteira para o crime e se aparelha para ser uma das unidades policiais mais equipadas do País
Divulgação/DOF
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Criado em 1987, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) está pronto para se tornar uma das unidades de Polícia mais bem aparelhadas do País. Com armamento pesado, drones, helicóptero, policiais treinados e sistema de vigilância via satélite, a expectativa é de que a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia deixe de ser definitivamente uma “zona de conforto” para o crime organizado e porta de entrada de drogas para o Brasil.

O combate aos crimes na fronteira sempre foi um dos principais desafios da segurança pública em Mato Grosso do Sul. Quase no final da segunda metade da década de 1980, em razão da grande extensão de fronteira seca, o contrabando de soja e de gado seguia crescendo, levando o Governo do Estado a criar uma unidade exclusivamente para conter esses crimes.

As cidades geminadas, onde as culturas e as atividades sociais e econômicas se integram e são seriamente ameaçadas pelo crime organizado são: Corumbá/Puerto Suáres; Bela Vista/Bella Vista Norte; Ponta Porã/Pedro Juan Caballero; Coronel Sapucaia/Capitán Bado Paranhos/Ypehú; Sete Quedas/Pindoty Porã; Mundo Novo/Salto Del Guairá.

De acordo com o DOF, somente nos últimos dois anos e pouco mais de quatro meses, as equipes do Departamento apreenderam 509 toneladas de drogas – 264 toneladas em 2020, 195 toneladas em 2021 e neste ano, até início de maio, 50 toneladas. Desde a criação da força especializada, de 1987 até 3 de maio deste ano, foram apreendidos 1 milhão e 136 mil quilos de drogas.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!