Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022

Notícias/Mato Grosso do Sul

Entrega do imposto de renda pode sofrer atraso por tempo indeterminado

Movimento da Receita Federal deliberou que não fará homologação do sistema que gera declarações, decisão foi acatada por servidores de MS

Entrega do imposto de renda pode sofrer atraso por tempo indeterminado
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Auditores-fiscais e analistas da Receita Federal deliberaram que não farão a homologação do sistema que gera as declarações do imposto de renda de 2022.

A decisão ocorreu após assembleia nacional em que houve votação para consenso na sexta-feira (18) e passou a ser divulgada para as regionais de forma sistematizada a partir desta semana.  

A medida só será revogada se o governo federal decidir sentar-se à mesa e rever o corte orçamentário que determinou para a Pasta.

Desde o fim de dezembro, auditores e analistas cobram do governo federal a revogação de corte orçamentário determinado para a Receita Federal.

Com a redução do orçamento, o pagamento de abono – que estava previsto para ser pago neste ano – foi adiado. Concursos públicos para o setor de aduana também foram cancelados. 

A decisão já chegou para servidores federais do setor em Mato Grosso do Sul e, conforme apurado pela reportagem do Correio do Estado, ela será acatada.

Caso o Programa Gerador de Declaração, chamado de PGD, não seja homologado para uso de contadores e pessoas físicas, o envio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) de 2022 será prejudicado.

O programa está previsto para ser lançado nesta sexta-feira, e os envios começariam a ser recebidos em março.

Só em 2021, 479,5 mil declarações foram enviadas. Campo Grande concentra esse número, com 202 mil declarações. No ano passado, houve prorrogação de prazo de entrega por conta da pandemia do novo coronavírus.

No Brasil inteiro foram enviadas 34.168.166 declarações do IR em 2021. 

FONTE/CRÉDITOS: Correio do Estado
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!