Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Notícias/Saúde

Estudos comprovam como a pandemia da covid-19 afetou a qualidade do sono

Os cientistas avaliaram dados de cerca de 5 mil pessoas que responderam a questionários relacionados à rotina de sono.

Estudos comprovam como a pandemia da covid-19 afetou a qualidade do sono
Ilustração
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Durante a pandemia da covid-19, uma série de restrições sociais impostas para evitar a disseminação do novo coronavírus foi adotada, e essas mudanças acabaram afetando a qualidade do sono de muita gente. De acordo com especialistas dos Estados Unidos, esse cenário contribuiu para taxas mais altas de problemas mentais.

Liderados por Mark Czeisler, pesquisador do Departamento de Psiquiatria do Brigham and Women's Hospital, os cientistas avaliaram dados de cerca de 5 mil pessoas que responderam a questionários relacionados à rotina de sono. Constataram que, durante a pandemia, a maioria dos avaliados passou a ir mais tarde para a cama, considerando os hábitos anteriores à crise sanitária.

A equipe também descobriu que aqueles participantes que dormiam menos de seis horas por noite antes e/ou no meio da pandemia tinham maiores risco de sofrerem com sintomas de ansiedade, depressão e esgotamento. "Cerca de 20% dos participantes com menos horas dormidas relataram sintomas de ansiedade ou depressão e 30%, de burnout. Além disso, 20% relataram um aumento no uso de substâncias para lidar com o estresse", detalham os autores do artigo, publicado na revista Sleep Health.

FONTE/CRÉDITOS: Correio Brasiliense
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!