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Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Notícias/Educação

Ex-aluna do IFMS ingressa na 1ª turma de escola científica nacional

Técnica em Informática formada em Corumbá, Thaynara de Matos concorreu com mais de 900 de candidatos para ingressar na Ilum - Escola de Ciência.

Ex-aluna do IFMS ingressa na 1ª turma de escola científica nacional
Assessoria de Comunicação do IFMS
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A jovem Thaynara Beatriz Selasco de Matos, 18, técnica em Informática formada pelo Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), foi selecionada, entre 943 candidatos, para ingressar na primeira turma da Ilum - Escola de Ciência, que começou a funcionar este ano em um dos principais complexos científicos do país, em Campinas (SP).

A conquista garantiu a Thaynara uma das 40 vagas no bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de março, a filha de comerciantes, que nasceu e morou a vida toda na cidade pantaneira, faz faculdade no interior paulista.

Foram avaliados no processo seletivo, entre outros itens, uma manifestação de interesse em que os candidatos deveriam redigir um texto contando experiências pessoais e escolares e os motivos que os levaram a querer estudar na Ilum, além da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de uma entrevista com a comissão de avaliação.

As vivências no Instituto Federal, na opinião da estudante, fizeram a diferença em todas as etapas da seleção.

“Quando eu entrei no IFMS, fui bombardeada com oportunidades, a instituição abre muitas portas. Participei das aulas de Astronomia, clubes de estudo, e de olimpíadas de Química, Informática, Física, Matemática e Ciências. Ter tido contato com várias esferas da ciência no ensino médio certamente foi um diferencial”, comenta.

Para a orientadora de Thaynara e professora de Física do Campus Corumbá, Ana Cecília Soja, o ingresso da jovem na Ilum também é resultado da formação completa e multifacetada oferecida pelos Institutos Federais.

“Além do conhecimento teórico regular da educação básica, um estudante do ensino médio técnico integrado tem acesso à prática profissional, atividades de pesquisa e extensão, e oportunidades extracurriculares. Esse trabalho abrangente possibilita o desenvolvimento de habilidades como autonomia, disciplina e resiliência, cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e no ensino superior”, ressalta.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação do IFMS
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