Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Terça-feira, 05 de Julho de 2022

Notícias/Geral

Guerra na Ucrânia pode impactar a economia de MS

Especialistas e Estado estão apreensivos se guerra pode ter maior amplitude e impactar a importação de fertilizantes.

Guerra na Ucrânia pode impactar a economia de MS
Foto: Sergei Supinski/AFP
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com os ataques do governo russo a diferentes regiões da Ucrânia iniciados na madrugada desta quinta-feira (24), o setor econômico mundial entrou em alerta e respingos desse cenário devem atingir Mato Grosso do Sul no período de curto e médio prazo.  

O Estado mantém um comércio internacional direto com a área em conflito, principalmente nos setores de celulose, soja, carne bovina e gás natural. 

Indiretamente, a extensão dessa guerra pode influenciar no preço futuro de fertilizantes e mexer com a logística na Europa, que é um grande comprador de MS.

O titular da Secretaria de Estado de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, ressaltou que uma amplitude geopolítica do conflito terá sérios impactos na economia local, caso na disputa haja o envolvimento de outros países.

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) informou que, como a disputa começou recentemente, os reflexos diretos não foram sentidos. A relação comercial é pequena com a Ucrânia, e isso gera um cenário menos preocupante.  

FONTE/CRÉDITOS: Correio do Estado
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!