Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Sexta-feira, 01 de Julho de 2022

Notícias/Mato Grosso do Sul

Ministério declara MS estado de emergência ambiental durante seis meses de 2022

Portaria permite a contratação de brigadistas que irão atuar durante seis meses no combate aos fogos

Ministério declara MS estado de emergência ambiental durante seis meses de 2022
Ilustração
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério do Meio Ambiente declarou Mato Grosso do Sul como estado de emergência ambiental de maio a dezembro de 2002. A portaria publicada hoje no Diário Oficial da União inclui, ainda, outras regiões em períodos distintos, conforme adversidades climáticas. 

Para o período em que MS foi incluído, também estão na lista Amazonas, Maranhão, a Zona da Mata em Minas Gerais, Pará e Piauí.

O coordenador estadual do Prev-fogo do Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis), explica que a portaria possibilita a contratação emergencial das brigadas no período de seis meses, de maio a dezembro.

As brigadas fazem parte do plano de combate aos incêndios florestais que ganham reforço no período da emergência, por conta do período de seca na região do Pantanal.

Este ano, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registradas 466 focos de calor. No ano passado, foram 9.377 focos, 62,9% deles no Pantanal. O bioma foi extremamente afetado em 2020, com a destruição de cerca de 4,5 milhões de hectares pelas chamas. 

FONTE/CRÉDITOS: Campo Grande News
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!