Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022

Notícias/Naviraí

Naviraí participa do Global Big Day evento mundial de observação de aves

Em Naviraí, a atividade foi realizada no Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí.

Naviraí participa do Global Big Day evento mundial de observação de aves
Júnior Lopes/ Assessoria
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência Municipal de Meio Ambiente, participou do Global Big Day, o dia em que observadores de aves de todo o mundo se empenham em fotografar o maior número de aves em 24 horas. Em Naviraí, a atividade foi realizada no Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí e apesar da chuva, que perdurou praticamente o dia todo, foram fotografadas 40 espécies e 225 pássaros. No ano passado, primeiro ano de participação, foram identificadas 21 espécies.

O evento contou com participação de professores e alunos dos cursos de Agronomia e Técnico em Agricultura do IFMS, um casal com experiência de trabalho na Amazônia e Pantanal, além de outros participantes e mobilizadoras do Big Day MS.

Um dos participantes foi Jefte Faustino Peixoto, que cursa o 1º ano do Curso Técnico em Agricultura do IFMS e  possui um canal no Youtube, o “Planeta Birds”, onde divulga vídeos de aves da nossa região. Outro participante foi Michel Benedito, que tem uma chácara limítrofe ao Parque Cumandaí e faz observação de aves e publicações no Wiki Aves desde 2013. Os irmãos André e Edina Almarone estiveram presentes. André faz vídeos de Naviraí e divulga a fauna e flora local. Professores do IFMS, Érika Fernades e Renner Córdova levaram suas lentes para o evento.

O casal formado pelo guia de turismo Antônio Neto e a turismóloga Fernanda Saviera, que cheguaram a pouco tempo em Naviraí, tem experiência de trabalho na Amazônia e no Pantanal. Eles relataram que “este movimento é muito importante para estimular o contato das pessoas com a natureza e com a observação de aves”.

Mobilizadora do Big Day MS, Maristela Benites, que é a ornitóloga, educadora ambiental e guia de turismo, explica que “que as informações geradas pelos observadores, cidadãos e cientistas durante o Big Day servem para a ciência  aperfeiçoar o conhecimento sobre as aves, bem como para promover a educação ambiental e o ecoturismo”.

O gerente de Meio Ambiente, Luiz Alberto Ávila da Silva Júnior, destacou a importância de Naviraí participar do Big Day, que para ele “é uma oportunidade de identificar novas espécies em nossas áreas protegidas, agradecendo a participação de todos que somaram para colocar Naviraí na lista de observadores de aves do mundo, atividade essa que representa mais uma oportunidade de desenvolvimento do Ecoturismo em no município, sendo essa mais uma linha de atuação da Prefeitura de Naviraí”.

FONTE/CRÉDITOS: Júnior Lopes/ Assessoria
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!