Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Notícias/Mato Grosso do Sul

Pesquisa mostra que 4 cidades de MS têm substâncias cancerígenas em água da torneira

As cidades indicadas com produtos tóxicos são Campo Grande, Dourados, Costa Rica e Glória de Dourados

Pesquisa mostra que 4 cidades de MS têm substâncias cancerígenas em água da torneira
Ilustrativa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em levantamento realizado pela ONG Repórter Brasil, foi divulgado novo Mapa da Água, mostrando resultados de levantamento feito com a água tratada de todo o território nacional. 

Os dados indicam que 4 cidades de Mato Grosso do Sul possuem substâncias tóxicas acima do limite de segurança para o consumo.  

As cidades que apresentaram tais substâncias, que podem ser químicas ou radioativas, oferecendo risco à saúde, são: Campo Grande, Dourados, Costa Rica e Glória de Dourados.  

Os dados foram coletados entre 2018 e 2020. O Mapa revela resultados de testes realizados na água tratada.  

São destacados no Mapa os casos em que o volume de substâncias tóxicas são encontradas em níveis acima da concentração máxima permitida, seguindo parâmetros do Ministério da Saúde.  

Todos os resultados são computados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).  

O grupo perigoso mais encontrado foi o de subprodutos da desinfecção, substâncias indesejáveis geradas a partir do processo de tratamento da água.

Em Campo Grande, foi divulgado alto índice de nitrato, substância inorgânica. Em Dourados, foi divulgado índice inseguro de ácidos halo-acéticos total, subprodutos da desinfecção. Em Costa Rica, foi divulgada a presença de mercúrio, substância inorgânica. E eo.m Glória de Dourados, foi detectado alto índice de trihalometanos total, subproduto da desinfecção.

FONTE/CRÉDITOS: Correio do Estado
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!