Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Domingo, 03 de Julho de 2022

Notícias/Naviraí

Prefeitura de Naviraí intensifica ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue

Atualmente, o município registra 205 casos notificados para Dengue. Destes, 48 casos já foram confirmados, 44 casos foram descartados e 113 estão aguardando resultados.

Prefeitura de Naviraí intensifica ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue
Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Gerência de Saúde de Naviraí, por meio do Núcleo de Controle de Vetores alerta a toda a população para o aumento de casos de Dengue no município. Atualmente, o município registra 205 casos notificados para Dengue. Destes, 48 casos já foram confirmados, 44 casos foram descartados e 113 estão aguardando resultados.

Por orientação do Ministério da Saúde os trabalhos de bloqueios químicos [aplicação de inseticida] são realizados somente onde há casos suspeitos para Dengue, Febre Zika e Chikungunya. Neste ano de 2022 a equipe de Controle de Vetores do Município realizou 102 bloqueios químicos com aplicação de inseticida, abrangendo 673 quarteirões e um total de 17.739 imóveis, o que representa 62,58% dos imóveis do município.

Núcleo de Controle de Vetores destaca que no início do mês de maio foi realizado um levantamento de incide rápido [LIRAa] apresentando indicadores alarmantes para uma epidemia de dengue no município de Naviraí, onde constatou-se as localidades com maior índice de infestação, possibilitando assim, o planejamento das estratégias de controle mecânico, planejamento de mutirões de limpeza e trabalho de Educação em saúde com a população, dentre outras atividades.

A Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico o que pode ser fatal. Caso sinta alguns desses sintomas, a orientação é que o paciente procure atendimento médico, pois diante da notificação são executadas todas as atividades de combate ao mosquito.

A única forma de evitar a doença é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Essa é uma tarefa de todos!

FONTE/CRÉDITOS: Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!