Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Notícias/Mato Grosso do Sul

Serviço doméstico cresce 32% em MS e profissionais apostam até em 'ficha limpa' para atrair clientes

Dia Internacional do Trabalho Doméstico é comemorado nesta sexta-feira (22).

Serviço doméstico cresce 32% em MS e profissionais apostam até em 'ficha limpa' para atrair clientes
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta sexta-feira (22), é comemorado o Dia Internacional do Trabalho Doméstico, data que chama a atenção para a importância dos trabalhadores e melhores condições para o trabalhador de serviço doméstico. Em MS, o serviço cresceu 32% em um ano e profissionais relatam as experiências, estratégias e dificuldades do dia a dia do ofício.

Primeiramente é importante explicar que o trabalhador doméstico é aquele que presta serviços contínuos, onde o local de trabalho não tem fins lucrativos: como cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineiro, vigia, motorista particular, jardineiro, empregada doméstica, dentre outros.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostraram que o número de trabalhadores domésticos cresceu depois do período mais crítico da pandemia em Mato Grosso do Sul. Em 2019, o estado tinha 422 trabalhadores domésticos, enquanto em 2020, ano da pandemia, o número caiu para 364.

Em 2021, ainda segundo as informações do IBGE, o número aumentou 32%, saltando para 482 a quantidade desses profissionais no estado. No primeiro trimestre de 2022, já eram 95 trabalhadores.

As informações da Funtrab também mostram que os trabalhadores domésticos marcaram presença nas seleções de trabalho e o número de encaminhamentos para o mercado de trabalho através da fundação ultrapassaram os 2 mil direcionamentos.

FONTE/CRÉDITOS: MídiaMax
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!