Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Notícias/Mato Grosso do Sul

Termelétrica Onça Pintada gera energia com tecnologia inédita em MS

UTE da Eldorado Brasil já gerou 321.800Mwh de energia a partir de tocos e raízes de eucalipto.

Termelétrica Onça Pintada gera energia com tecnologia inédita em MS
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Usina Termelétrica Onça Pintada, localizada no complexo industrial da Eldorado Brasil em Três Lagoas (MS), chega ao seu primeiro aniversário com a geração de 321.800Mwh de energia e torna-se referência em sustentabilidade. O projeto arrojado utiliza tecnologia desde a retirada de tocos e raízes de eucalipto que antes seriam descartados, até a transformação da energia com a biomassa sem emissão de poluentes na atmosfera.

Idealizada pela companhia, ainda em 2016, quando venceu o Leilão A-5 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a UTE Onça Pintada recebeu R$ 400 milhões em recursos próprios da companhia para sua instalação. São 35 mil metros quadrados de área construída, com 50 MW de capacidade instalada, suficientes para abastecer uma cidade com até 700 mil pessoas. Para isso, a UTE consome 1.500 toneladas de biomassa por dia provenientes das florestas plantadas da empresa.

Atualmente, a UTE possui mais de 200 colaboradores em todo processo de operação. Mas para iniciar as atividades a obra que iniciou em dezembro de 2018 gerou mil empregos nessa fase de construção e desde abril de 2021 gera energia elétrica verde.

Com o desenvolvimento da tecnologia pioneira, a Eldorado Brasil completou o ciclo de 100% de aproveitamento do eucalipto plantado em seus mais de 200 mil hectares de florestas plantadas. Sempre com iniciativas inovadoras com foco em sustentabilidade a companhia entende que tendo como base o negócio a partir do plantio do eucalipto é possível fazer todo o aproveitamento da matéria-prima com modelo de economia circular e contribuir com a diversificação da matriz energética.

Para se ter ideia, do total de energia gerada no Brasil em 2020, 83% são de fontes renováveis e 17% de fontes não renováveis, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética, do Governo Federal. Quando se olha para a energia renovável, da qual a UTE Onça Pintada se enquadra, apenas 9,1% do total de energia vem de fontes classificadas como “outras biomassas”, demonstrando o grande potencial para a variação e, sobretudo, dando aproveitamento tecnológico e eficiente na geração de energia.

FONTE/CRÉDITOS: Diário Digital
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!