Portal do MS - Sua fonte de notícias de Mato Grosso do Sul

Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Notícias/Política

TRE-MS orienta sobre prazos e forma de regularização da situação eleitoral

Nas eleições vindouras poderão votar somente as eleitoras e os eleitores que estiverem regularmente inscritos até 4 de maio de 2022.

TRE-MS orienta sobre prazos e forma de regularização da situação eleitoral
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em outubro de 2022 serão realizadas, em todo o País, no dia 2 (1º turno) e no dia 30 (2º turno), onde houver, eleições para os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal, senador (neste pleito apenas 1 vaga estará em disputa em cada estado e no DF), deputado federal, estadual e distrital. Em Mato Grosso do Sul serão 8 vagas para deputado federal e 24 para deputado estadual.

Como é sabido, no Brasil, tanto o alistamento eleitoral como o voto são obrigatórios, para todos os brasileiros maiores de 18 anos; e facultativos, para os analfabetos, para os maiores de 70 anos e para os maiores de 16 e menores de 18 anos. Entretanto, com 15 anos é possível alistar-se, porém somente poderá votar se no dia do pleito já possuir 16 anos.

Nas eleições vindouras poderão votar somente as eleitoras e os eleitores que estiverem regularmente inscritos até 4 de maio de 2022.

Assim, os alistáveis que pretendem votar em outubro próximo e que ainda não são eleitores precisam se inscrever até o dia 4 de maio de 2022.

E da mesma forma, o eleitor que não consta do cadastro eleitoral como regular, precisa regularizar sua situação até o dia 4 de maio para poder votar em outubro.

neste ano de 2022, até o fechamento do cadastro eleitoral em 4 de maio, o atendimento ao cidadão continuará sendo prioritariamente realizado pela Internet, ainda sem a coleta da biometria, devendo o interessado, acessar a página do Tribunal (tre-ms.jus.br), e seguir as seguintes opções:

1º:  “TUDO SOBRE O TÍTULO ELEITORAL”, e em seguida clicar na aba “TIRE O SEU TÍTULO” para se alistar como eleitor, transferir, alterar local de votação, revisar dados ou regularizar sua situação eleitoral.

2º: Outro caminho possível é acessar o item “ELEITOR E ELEIÇÕES”, em seguida “ATENDIMENTO VIRTUAL” e depois “Título de Eleitor (alistamento, transferência ou revisão)”. 

Em decorrência da suspensão da coleta da biometria, nas eleições de 2022, a eleitora ou o eleitor que não possuir dados biométricos na urna será identificado(a) mediante apresentação de documento com foto (carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação).

FONTE/CRÉDITOS: Redação Portal do MS
Comentários:

Veja também

Seja bem vindo!