Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2025   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

17,5 mil candidatos disputam o vestibular da UFMS neste domingo


Provas acontecem em Naviraí e outras 10 cidades.
Foto: Ilustrativa Por: Soares Filho | 07/12/2025 09:04

Pelo menos 17,5 mil candidatos disputam neste domingo o vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Os portões fecharam às 8h e os candidatos seguem até as 13h respondendo às provas objetivas e à redação. Neste ano, a instituição oferece 127 cursos, sendo três deles novos: Inteligência Artificial, Licenciatura em Ciências Sociais e Relações Internacionais.

A instituição não divulgou números, mas informou que os seis cursos mais concorridos são: Medicina, Direito, Engenharia de Software, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia.

O exame é aplicado em 11 cidades de Mato Grosso do Sul, como Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Entre os estudantes que chegaram cedo aos locais de prova estava Daniel Otávio Alencastro, 30 anos, formado em Educação Física pela UFMS e determinado a conquistar uma vaga em Medicina. Ele conta que tenta o curso desde o ano passado e que as áreas de exatas ainda representam desafio, por isso buscou mentoria.

“Pelo que eu venho treinando, espero uma nota boa e provavelmente vou conseguir”, afirmou, dizendo ter se preparado com provas antigas da UFMS.

Daniel levou um kit reforçado para enfrentar as cinco horas de prova: banana doce, duas paçoquinhas, água de coco e água. Ele explica que escolheu cursar Educação Física por afinidade com esportes e influência da família, mas a vivência profissional o fez repensar o futuro.

Outra candidata que enfrentou a maratona foi Beatriz Juca Prudente, 19 anos. Formada em escola militar, ela veio de Cuiabá (MT) exclusivamente para prestar o vestibular e já esteve no Estado há duas semanas para fazer a prova da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Este é o terceiro ano de cursinho e a segunda vez que tenta vaga na UFMS. “Chorei a noite toda, fiquei bem nervosa”, disse.

 

Soares Filho (Redação)



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS