Quarta-Feira, 04 de Fevereiro de 2026   Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS    soaresfilho50@gmail.com    67 99977 4559

Chefe do PGC é transferido para presídio de segurança máxima em Naviraí


Foragido da Justiça catarinense, criminoso condenado por homicídio foi preso em Ponta Porã com arsenal de guerra.
Hélio Ricardo Cardoso Filho, conhecido como “GG” Por: Soares Filho | 04/02/2026 13:19

O homem apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC), preso em Ponta Porã, foi transferido para a Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, onde permanece à disposição da Justiça. Foragido de Santa Catarina, ele possuía mandados de prisão com condenação já transitada em julgado por crimes como homicídio qualificado, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Identificado como Hélio Ricardo Cardoso Filho, conhecido como “GG”, o suspeito passou por audiência de custódia no domingo, mas não havia possibilidade legal de liberdade, já que a condenação não admite mais recursos.

A prisão foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (Ficco-SC). Segundo a polícia, o criminoso estava escondido em uma residência com forte esquema de segurança, descrita como uma espécie de “fortaleza”, com portas blindadas e estrutura preparada para resistir a invasões. Para acessar o imóvel, os agentes precisaram utilizar uma viatura para derrubar o portão.

No local, a polícia apreendeu um verdadeiro arsenal, incluindo dois fuzis de uso restrito, pistolas, grande quantidade de munições, carregadores, além de uma caminhonete e uma motocicleta esportiva. O esconderijo funcionava como um bunker, chamando a atenção pela estrutura e nível de proteção.

Após a prisão, Hélio Ricardo Cardoso Filho foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã e, posteriormente, transferido para o sistema prisional sul-mato-grossense. A defesa do acusado não foi localizada.

capital news



Endereço: Alameda dos Tuiuiús, 57 Naviraí-MS