Editor Responsável: Wilson Soares dos Reis - DRT 0002163/MS
soaresfilho50@gmail.com
67 99977 4559
Estrutura no Rio Paraguai integra corredor logístico internacional da região
Por: Soares Filho | 03/04/2026 20:20
Faltam apenas 46 metros, ou cerca de um minuto caminhando, para que a estrutura central da ponte internacional sobre o Rio Paraguai seja concluída. A obra faz parte da Rota Bioceânica, ligando Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, e será uma importante via terrestre entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
A ponte permitirá escoamento de mercadorias até portos no norte do Chile, no Oceano Pacífico, reduzindo distâncias e custos em comparação às rotas tradicionais pelo Atlântico. As atividades estão temporariamente suspensas por causa do feriado da Semana Santa, com retomada prevista para segunda-feira (6), focando na concretagem do trecho central.
A previsão é que a conexão entre as duas extremidades da ponte ocorra no início de maio, enquanto a conclusão total da estrutura principal está estimada para o segundo semestre de 2026, com entrega total prevista até agosto.
A construção é realizada pelo Consórcio PYBRA, sob coordenação do engenheiro civil paraguaio Renê Gomez. A fiscalização no Paraguai é feita pelo MOPC, enquanto no lado brasileiro os trabalhos de acesso, viadutos, pilares e vigas são executados pelo Consórcio PDC Fronteira, sob responsabilidade do DNIT.
No território paraguaio, seguem obras de aterro hidráulico para construir cerca de quatro quilômetros de acesso até a Ruta PY-15, rodovia que integra o traçado da Rota Bioceânica no Chaco, garantindo a ligação terrestre eficiente entre os países envolvidos.
Capital News